Conselho Departamental 03/08/09

Relato da reunião de Conselho Departamental 03/08/09
Presentes:
Docentes: Osvaldo (chefia), Nilma (vice-chefia), Regina, Gellis, Canêo, M.Cristina, Angelo.
Servidores: Keila e Berenice.
Discentes: Kpta.

A Reunião teve início com o Osvaldo relatando sobre o dia anterior (visita do reitor, já relatada aqui), e também sobre o período da tarde, em especial os pedidos feitos pelo reitor:
  • Montar com o depto um planejamento do Quadro docente, fazendo as análises de aposentarias e talz (só em 2008 e 2009: Norma, Pilé, Cristina e Tuga),
  • Rever o currículo com a manutenção da mediação teórica como proposto na reestruturação.
  • Professores substitutos. Só tem +2 pedidos no CCD, e quatro substituições para mandar pro ccd, e pela fala do reitor ele não está disposto a ficar aceitando substitutos.
  • Na reuniao o reitor citou na frente de todos departamentos ali presentes a construcao do novo predio do departamento da psico por duas vezes (Regina aqui faz uma fala pra reforçar isso sempre na congregação)
  • Mas precisa ter o projeto do prédio, comprar um por ex. Ficou como sugestão (creio que do Angelo) visitar o depto de matematica e usar tal projeto pois parece muito bom (28 salas 2 auditorios e 2 blocos de banheiro)
  • Com o processo de criação de um novo programa de mestrado "Sociedade, Saúde e Educação" (Grupo Sócio-histórica + Professores dos deptos de Educação, Educação Física e Ciencias Humanas). Até no máximo em 2011 (praticamente) todos os docentes do depto estarão envolvidos em alguma pós, então tem que pensar em possível sobrecarga de horários.
  • A proex continua defasada, com muitos projetos e pouco investimento. fez uma parceria com a fundunesp.
  • Conversou tambem sobre a permanencia de funcionaria (Dona Maria) no periodo noturno, Herman disse que isso não era problema dele, que tinha que ser resolvido na unidade. (esclarecendo: Dona Maria é funcionaria da AG que está deslocada no depto de psico, o Henrique que a colocou lá, e o Deganutti (proximo presidente do campus) disse que vários funcionários deslocados serão realocados em seus postos de origem, então o depto junto com o Olavo terão que brigar por isso. (Berenice disse que pode ser possivel abrir o processo de contratacao de um funcionário, vaga da Isméria, independente da Maria estar presente.
  • Sobre Capes, Produtividade e Avaliaçao Docente. Tem que mudar o pensamento "Eu sou produtivo, então meu colega que se dane. (Regina: parar com umbiguismo nas publicações, tem espaço pra todos)
Fala dos Membros:
  • Gellis:Prazos de encaminhamento de projetos de extensao para 2010 até 20 de agosto, há bolsas.
  • CPA: Mudança de unidade simples para complexa.
  • Osvaldo e Canêo questionaram quando isso foi decidido, se realmente fora deliberado. Pq nas discussões anteriores sempre se votava por manter como unidade simples. Pois o cpa é locado na FC e nao no depto de psico, como unidade simples, os professores do depto de psico que tomam conta, quando se torna uma unidade complexa todos departamentos da fc podem pleitear a direção da unidade. (Caneo: enquanto unidade complexa o colegiado pode ter direção e conselheiros de qualquer departamento da fc). (Osvaldo: Não pode problematizar os estágios curriculares)
  • Apesar de toda a discussão Gellis diz que isso mudou em 2008, que não é mais assim que funciona, mas que não saberia dizer exatamente como está e vai pesquisar.
  • Discussão de que isso deve ser ponto de pauta pra reuniao propria no Conselho Departamental, Curso ou mesmo de assembléia.
  • Gellis diz que tem em torno de 2 milhoes pras unidades complexas da unesp (q são poucas, mas tem o Hospital) e 1 milhao para unidades simples (em torno de 15)
  • Regina: Sobre sala de reunião do Departamento. ela vai se tornar uma sala didática. serão tirados os armarios, mesa e serão colocadas carteiras, dvd, datashow, etc...
  • Regina: Pediu pautar no conselho a reorganizacao de salas de professores.
  • Canêo: Reitoria (PROGRAD) pediu para ele ser "agente" de uma ligação entre curriculo Assis-Bauru, que tem como implicacao final, o "enxugamento" de quadro de professores e tudo o mais que for possivel para baratear custos. inclusive mudar o nome do cpa de centro de psicologia para clínica de psicologia. O prof Caneo nao aceitou, entao deixou avisado que é possivel algum outro receber tal "convite"
  • essa é uma politica que a unesp está tentando fazer com todos os cursos. tipo a pedagogia ser igual em todos os campi, a bio, psico, eng, etc...
Então entramos na ordem do dia que foi inteiramente aprovada. quem quiser acesso à pauta, peça por e-mail que envio.

Bom acho que foi isso, sem polêmicas ou crises.
Até logo mais!

2 comentários:

Henrique Castro disse...

Perdão! Foi dia 05 de agosto e não dia 3!

Unknown disse...

Por que todos os cursos da Unesp deveriam ser iguais? Eu acho que é ótimo que sejam diferentes. Além de ser mais barato, tem algum outro argumento prá isso?