Carta aberta à comunidade do curso de Psicologia


Caros Alunos, Servidores e Professores,
Em uma recente reunião com a chefia do departamento de Psicologia o CAPSI foi informado que muitos dos docentes se sentiram desconfortáveis com a aplicação do questionário referente a opinião dos alunos sobre a atuação dos professores.
 Após as devidas explicações e muita discussão, o CAPSI, na sua proposta de clareza e união entre as categorias dentro da universidade, vem esclarecer sob qual intuito este questionário está sendo aplicado a fim de evitar maiores desconfortos e desentendimentos.
Após ampla discussão acumulada, e observando diversas reclamações comunicadas, o CAPSI, na busca de aumentar sua capacidade representativa, e na ausência momentânea do conselho de termo, instância apropriada para que os alunos possam levantar suas sugestões, optou por buscar maneiras de obter as opiniões dos alunos sobre diferentes aspectos do curso, começando primeiramente sobre a atuação dos docentes, pois a grande maioria das reclamações vinha desta fonte.
O CAPSI tem clareza que o instrumento esta longe de sua perfeição, e já havia sido discutido que provavelmente haveria comparações entre este e a avaliação institucional apresentada pela reitoria, e é este tipo de comparação que tentamos evitar com esta carta.
Nosso objetivo com os resultados deste instrumento são em primeiro lugar, coletar as opiniões dos alunos, sua visão das aulas que estão sendo dadas e assim gerar discussões, permitir que reclamações sejam levadas às instâncias respectivas como os conselhos de curso e de departamento, além de permitir ser mais incisivo dentro das discussões entre Centro Acadêmico e alunos, permitindo focar nas necessidades expressas por nossos representados.
Gostaríamos de deixar claro que nossa finalidade não é de maneira alguma quantitativa, não pretendemos criar nenhum tipo de “nota” ou qualificação de professores, nem mesmo graduar os professores daqueles com a menor nota para a maior. Temos clareza de que existem inúmeras outras variáveis que estão influindo dentro da sala de aula e no curso como um todo, abrangendo desde determinadas exigências que são cobradas pelos Órgãos fiscalizadores do Ensino (MEC, Secretaria da Educação) e pela Unesp como instituição, indo até a forma como o currículo está estruturado aqui no nosso campus. Sabemos que estas variáveis orientam e influem nas práticas dos docentes do nosso departamento. Nós do Capsi temos este conhecimento, e gostaríamos, mais uma vez, de enfatizar isso: não será levado em consideração apenas o questionário; ele é só um primeiro passo para iniciarmos questionamentos e desenvolvermos atividades que tem por finalidade levantar o que podemos melhorar no curso como um todo: relação ensino-aprendizagem, relação entre alunos e professores, desenvolvimento de atividades (extensão, projetos de iniciação científica) da Psicologia e crescimento nosso como Centro Acadêmico, uma vez que estamos procurando obter a visão dos nossos representados e melhorar nossa atuação dentro das nossas funções. 
Tendo esses esclarecimentos feitos, acreditamos que a partir da clareza dos docentes que a opinião dos alunos é importante para um bom funcionamento da universidade e uma melhoria das atividades intra e extraclasse, continuaremos nossas atividades a partir da próxima quarta-feira 02/09/2009, dando assim um momento para que todas as questões pendentes entre os docentes possam ser esclarecidas.
Por fim, gostaríamos de agradecer a coordenação do departamento por nos procurar a fim de esclarecer a posição dos docentes e assim impedir maiores desentendimentos.
Agradecemos a atenção,
                                                                                                                                                                
                                                                                                      CAPSI – Gestão Mimesis
                                                                                                                 Email: capsiunesp@gmail.com

Nenhum comentário: