Caros Alunos, Servidores e
Professores,
Em uma recente reunião com a
chefia do departamento de Psicologia o CAPSI foi informado que muitos dos
docentes se sentiram desconfortáveis com a aplicação do questionário referente
a opinião dos alunos sobre a atuação dos professores.
Após as devidas
explicações e muita discussão, o CAPSI, na sua proposta de clareza e união
entre as categorias dentro da universidade, vem esclarecer sob qual intuito
este questionário está sendo aplicado a fim de evitar maiores desconfortos
e desentendimentos.
Após ampla discussão
acumulada, e observando diversas reclamações comunicadas, o CAPSI, na busca de
aumentar sua capacidade representativa, e na ausência momentânea do conselho de
termo, instância apropriada para que os alunos possam levantar suas sugestões,
optou por buscar maneiras de obter as opiniões dos alunos sobre diferentes
aspectos do curso, começando primeiramente sobre a atuação dos docentes, pois a
grande maioria das reclamações vinha desta fonte.
O CAPSI tem clareza que o
instrumento esta longe de sua perfeição, e já havia sido discutido que
provavelmente haveria comparações entre este e a avaliação institucional
apresentada pela reitoria, e é este tipo de comparação que tentamos evitar com
esta carta.
Nosso objetivo com os
resultados deste instrumento são em primeiro lugar, coletar as opiniões dos
alunos, sua visão das aulas que estão sendo dadas e assim gerar discussões,
permitir que reclamações sejam levadas às instâncias respectivas como os
conselhos de curso e de departamento, além de permitir ser mais incisivo dentro
das discussões entre Centro Acadêmico e alunos, permitindo focar nas
necessidades expressas por nossos representados.
Gostaríamos de deixar claro
que nossa finalidade não é de maneira alguma quantitativa, não pretendemos
criar nenhum tipo de “nota” ou qualificação de professores, nem mesmo graduar
os professores daqueles com a menor nota para a maior. Temos clareza
de que existem inúmeras outras variáveis que
estão influindo dentro da sala de aula e no curso como um todo, abrangendo
desde determinadas exigências que são cobradas pelos Órgãos
fiscalizadores do Ensino (MEC, Secretaria da Educação) e pela
Unesp como instituição, indo até a forma como o currículo está estruturado
aqui no nosso campus. Sabemos que estas variáveis orientam e influem nas
práticas dos docentes do nosso departamento. Nós do Capsi temos este
conhecimento, e gostaríamos, mais uma vez, de enfatizar
isso: não será levado em consideração apenas o questionário; ele é só
um primeiro passo para iniciarmos questionamentos e desenvolvermos
atividades que tem por finalidade levantar o que podemos melhorar no curso
como um todo: relação ensino-aprendizagem, relação entre alunos e professores,
desenvolvimento de atividades (extensão, projetos de iniciação
científica) da Psicologia e crescimento nosso como Centro Acadêmico,
uma vez que estamos procurando obter a visão dos nossos representados e
melhorar nossa atuação dentro das nossas funções.
Tendo esses esclarecimentos
feitos, acreditamos que a partir da clareza dos docentes que a opinião dos
alunos é importante para um bom funcionamento da universidade e uma
melhoria das atividades intra e extraclasse, continuaremos nossas atividades a
partir da próxima quarta-feira 02/09/2009, dando assim um momento para que
todas as questões pendentes entre os docentes possam ser esclarecidas.
Por fim, gostaríamos de
agradecer a coordenação do departamento por nos procurar a fim de esclarecer a
posição dos docentes e assim impedir maiores desentendimentos.
Agradecemos
a atenção,
CAPSI – Gestão Mimesis
Email:
capsiunesp@gmail.com
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