Conselho de Termo



Olá Psicos!
Quarta-feira tem Conselho de Termo. Tem muita gente se perguntando o que é isso, porque tem isso e como vai ser isso. Também tem muita gente, erroneamente, pensando que é "aula vaga" e por isso nem vai aparecer na faculdade.
Queremos convidar todos alunos para participarem efetivamente desta reunião! A realização dos conselhos de termo são essenciais para a preservação da qualidade e do debate democrático e qualificado do curso.
Na tentativa de esclarecer essas dúvidas elaboramos esse pequeno texto abaixo, esperamos que com ele possamos ajudar e nos colocamos a disposição para quaisquer necessidades!

Bauru, 29 de setembro de 2009.

Olá Estudantes,
Nesta quarta feira, dia 30/09/2009, acontecerá uma reunião entre os alunos e os professores chamada Conselho de Termo como vocês já devem ter sido informados. Esta reunião deveria ser mensal, mas devido muitos fatores não acontece há algum tempo. Apesar disso vamos ao que interessa:
O que é esse Conselho de Termo?
Para um bom andamento de um curso é necessário debate e construção de idéias, para isso existem momentos específicos para isso, Conselho Departamental, Conselho de Curso, Conselho Deliberativo do CPA e Conselho de Termo.
O Conselho de termo é a reunião onde opiniões, sugestões, críticas e elogios dos alunos, podem ser ouvidas em caráter oficial, para que em conjunto ao professor representante de termo, eventuais soluções ou encaminhamentos fossem realizados.
Normalmente estas reuniões eram feitas entre um aluno eleito representante de seu termo, e um professor, também eleito representante do mesmo termo, uma quarta feira por mês, onde o representante discente agruparia as opiniões de seus alunos representados, e o representante docente traria quaisquer reclamações e opiniões dos professores que se referissem ao mesmo termo, ambos discutiriam, levariam de volta à seus respectivos representados os resultados da reunião e, através disso, soluções e acordos seriam formados.
A reunião que acontecerá neste dia 30/09/2009 será um pouco diferente desta descrita, pois envolverá todos os alunos junto ao representante docente, e assim, todos os alunos terão direito a fala, e a expressar suas opiniões. Esta reunião será dentro das salas de aula, no período da tarde para os cursos integrais e no período noturno para os cursos do período noturno.
Por que é importante que haja um representante de termo entre os alunos?
Ainda que a reunião de termo agora seja entre todos os alunos e o representante docente, é muito importante que dentre os alunos de um determinado termo sejam escolhidos um representante de termo e seu suplente.
O representante de termo é aquele que vai levar as opiniões dos alunos, funcionando como porta-voz de sua sala, carregando as demandas dos alunos para quaisquer instâncias dentro da faculdade, seja o departamento, conselhos, CAPSI, buscando assim soluções para os mais diversos problemas que possam acometer os alunos.
É importante ressaltar que o representante de termo não tem como dever ficar encarregado de qualquer demanda dos professores, como tirar xerox, distribuir trabalhos, se responsabilizar por livros e textos emprestados a sala por professores. Essa é uma gentileza que qualquer aluno pode realizar por espontânea vontade. Ressaltamos que a posição de representante de termo é acima de tudo uma posição política de mediação entre a sala e as instâncias de debate e decisão da universidade
Afinal, qual a importância desse conselho para o Aluno?
A importância desta reunião é indiscutível para uma boa formação e um bom convívio acadêmico dos alunos. É neste momento que cada um poderá expressar suas opiniões e assim buscar melhorias para seu curso, permitindo um acordo e uma cooperação entre alunos e professores. Só através de reuniões como esta o aluno pode ter voz e assim não ser preso a uma posição submissa em relação aos docentes, permitindo assim uma paridade de opiniões na busca por uma melhor universidade e a expressão da vontade daqueles que estão em plena formação, e também os mais afetados por quaisquer problemas dentro do curso.
Portanto, participem do conselho, expressem opiniões, idéias, reclamem, elogiem, resumindo: FALEM! Busquem acordos entre a sala e os professores sem medo pois é este o exato momento onde cada um de vocês tem o poder de voz e opiniões, não percam esta oportunidade e lutem para que ela não seja única, mas mensal.
Reforçamos que se, ainda assim, quando necessário um acordo e este não for possível, busquem o CAPSI, que como representante de todos os alunos do curso de Psicologia, nos envolveremos e buscaremos todos os meios necessários para algo seja feito quanto a sua demanda.

CAPSI Mimesis 2008/2009

Nenhum comentário: