Estudantes da Unesp boicotam Enade

09/11/2009 - Jornal da Cidade
Aplicado ontem, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) novamente foi alvo de protesto em Bauru 

Karla Beraldo

Cerca de 150 estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru participaram de uma manifestação contra a aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizada ontem entre 13h e 17h. Os universitários dividiram-se entre as escolas Luiz Zuiani e Joaquim Madureira - locais onde foram aplicados os exames para os cursos de comunicação social e psicologia, respectivamente. Com faixas e rostos pintados, o protesto foi seguido de boicote à avaliação.

“Somos contra o modelo de avaliação, totalmente falha. Faculdades particulares, por exemplo, abrem cursinho para o Enade, dão prêmios para os alunos que tirarem melhores notas. Virou uma coisa mercadológica. O ensino tem que ser avaliado sim, mas de modo que respeite cada cultura. Não tem como, por exemplo, o primeiro e o quarto ano fazerem a mesma prova”, considera Mariah Venturi Navarro Lima, estudante de relações públicas e integrante da comissão organizadora da manifestação.

“Queremos deixar claro que não viemos fazer só barulho. Entregamos folhetos explicativos sobre a prova, por qual razão somos contra e estamos estudando um projeto que visa propor um novo modelo de avaliação”, completa a estudante. De acordo com Cibele Gogliano, chefe do local de prova do Luiz Zuiani, a manifestação não tumultuou a realização do exame. “Muitos entraram, assinaram a lista de presença e entregaram a prova em branco. O protesto foi respeitoso e não interferiu no andamento da avaliação”, afirma. Ainda não se sabe quantos estudantes boicotaram a prova, que tem entre seus objetivos a avaliação do desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Participaram do Enade 2009 estudantes do final do primeiro ano e do último ano dos cursos de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Foram avaliados ainda, pela primeira vez, os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Além da Unesp, foram avaliadas a Universidade do Sagrado Coração (USC), Instituto Toledo de Ensino (ITE), Faculdades Integradas de Bauru (FIB), Anhanguera, Nove de Julho (Unimar) e Instituto de Ensino Superior de Bauru (Iesb).


Ó a faixa do Capsi ae!


Nenhum comentário: