Conhecendo a FC, Curso de Psicologia e o CAPSI

Faculdade de Ciências
A Faculdade de Ciências, a FC conta com doze cursos de Licenciatura e Bacharelado, que abrangem as três áreas do conhecimento, humanas, biológicas e exatas. O curso de Psicologia vem sendo oferecido desde a fundação da Faculdade. As Licenciaturas em Matemática, Física e Ciências Biológicas dia-a-dia se afirmam como cursos importantes da FC desde 1969. O Depto de Computação conta com dois cursos bastante procurados: Ciência da Computação (BCC), criado em 1984, e Sistemas de Informação (SI), implantado em 1997. O Curso de Educação Física existe desde 1986. Em reunião do Conselho Universitário (CO) realizada em 2001, foram aprovados mais dois cursos de graduação: Licenciatura em Química e Licenciatura em Pedagogia.

O Curso de Psicologia

O objetivo do Curso de Psicologia é formar psicólogos para atuar como profissionais nas áreas de abrangência da ciência psicológica por meio de apropriação, construção e socialização de conhecimentos teórico-práticos que garantam uma visão social de mundo comprometida com a cidadania e com a transformação social. Anualmente, são oferecidas 35 vagas para o período integral e 35 para o período noturno. Para os alunos matriculados no período integral são oferecidas disciplinas no período da manhã e/ou no período da tarde. Para os alunos matriculados no período noturno são oferecidas disciplinas no período noturno e aos sábados, pela manhã. A duração mínima do curso é de 5 anos (10 semestres) e no máximo 8 anos e meio (17 semestres). A partir do ano de 2007, o curso noturno passou a ter duração de 5 anos, como o integral, isso devido à nova reestruturação e mudança de grade do curso para que ambos os períodos tenham aprendizado igualitário. Ou seja, você que entrou no ano de 2010 faz parte da quarta turma com grade nova e com visão mais ampla das múltiplas teorias da Psicologia.

CAPSI – Centro Acadêmico de Psicologia

O Centro Acadêmico é a entidade que representa os estudantes de cada curso. Tem uma função essencial para a defesa da qualidade de ensino, professores e infra-estrutura. O Centro Acadêmico traz as questões de seu curso que estão sendo discutidas em âmbito nacional, nas Executivas ou Federações de Cursos. Também nos informa dos Eventos, Encontros e Congressos que rolam no país todo. Discussões sobre a falácia do Enade, e de estrutura curricular, são discutidas nos CA´s.

Centro Acadêmico é diferente de Diretório Acadêmico. O Diretório Acadêmico é a entidade que representa os estudantes de uma Faculdade. Trata das questões mais gerais dos cursos, e centra fogo nas questões da universidade. O diretório é o responsável por indicar os estudantes que vão compor os órgãos de decisão da universidade. Cumpre a função dos Centros Acadêmicos, na ausência deles.

As gestões dos CA`s e DA`s são definidas através de eleições, que concorrem através de uma Carta Proposta para atuar.

No âmbito maior, os estudantes se organizam através do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Como a UNESP é uma universidade dividida em 15 campi, o DCE “Helenira Resende” tem o objetivo de unificá-los, sendo o órgão máximo de decisão dos estudantes da UNESP. A obrigação principal do DCE é organizar, uma vez por mês, o CEEUF (Conselho das Entidades Estudantis da UNESP e Fatec), pois este conselho congrega todos os CA`s e DA`s de todos os campus da UNESP. Tudo o que é decidido neste Conselho torna-se meta do ME (Movimento Estudantil) e dever do DCE. Uma vez por ano, acontece o Congresso dos Estudantes da UNESP e Fatec (CEUF), que tem por objetivo definir todas as bandeiras de luta do movimento estudantil da UNESP. Qualquer um de nós pode ser delegado, basta se inscrever para as eleições. Informe-se nos CA`s e DA`s.
 
O CAPSI é o mais antigo C.A. de Bauru e é o único que nunca fechou. Desde sua criação há mais de 15 anos ele se mantém firme com gestões dedicadas e interessadas na qualidade do curso de Psicologia e na preservação da universidade pública. Ficaríamos muito contentes se todos entrassem em nosso blog http://www.fc.unesp.br/capsi, lessem nosso estatuto (link no perfil do Orkut). O CAPSI é muito importante na UNESP Bauru, muitas vezes fomos nós que puxamos o movimento de luta e reivindicação, muitas vezes fomos nós que pisamos no freio e analisamos melhor as idéias sem deixar que passassem sem reflexão e crítica! Esperamos que todos os ingressantes se sintam “em casa” com o CAPSI e seus membros, estamos aqui justamente para ajudá-los e ficaremos muito felizes quando nossa gestão estiver acabando e vários de vocês estiverem ansiosos por ingressar em uma chapa e fazer parte dessa família que é o CAPSI.

Nenhum comentário: