Boletim sobre como foi o 1° Ato Cultural na Unesp Bauru!!

No dia 23 de outubro, aconteceu aqui no campus o 1° Ato Cultural, organizado pelo Movimento Estudantil.

Cerca de 60 pessoas participaram das atividades, que começaram por volta das 10h30 da manhã e se estenderam até as 23h.

Diversas atividades foram programadas, como oficinas de stencil e malabares, além de uma Feira de Trocas baseada no modelo de Economia Solidária.

As pessoas que participaram puderam produzir e aplicar os stencils no pátio dos Diretórios Acadêmicos (ao lado do Centro de Idiomas), o que fez com que o prédio ficasse com uma cara nova. Isso demonstra que quando o Movimento Estudantil diz não querer uma “universidade shopping”, não quer dizer que desejamos um espaço sujo e poluído. Pelo contrário, foi demonstrado que é possível fazer arte e tornar os prédios lugares mais agradáveis e bonitos.

Além disso, foram organizados campeonatos de taco e truco. Também foi feita a oficina de Cacuriá, uma dança típica do Maranhão.

Para encerrar o dia, a banda Pé de Macaco tocou no pátio dos DA's, fechando o 1° Ato Cultural, que foi bastante positivo e mostrou que a Universidade é mais do que uma escola.

O evento mostrou que o espaço do campus pode ser utilizado de maneira consciente e responsável. Os estudantes puderam aprender sobre diferentes assuntos e trocar experiências. Infelizmente a banda não pôde tocar mais. Por volta das 22h30, Marco Antonio de Oliveira, Diretor de Serviços da
DSAA (Diretoria de Serviços e Atividades Auxiliares), e já conhecido pelo seu histórico de perseguição aos estudantes organizados, passou a rondar o pátio dos DA's e a tirar fotos das pessoas presentes, com o intuito de intimidar os estudantes. Segundo ele, os estudantes não poderiam permanecer no campus depois do horário de aulas, o que é mentira.

Alguns membros da organização do Ato foram conversar com ele e foi visto, novamente, que a intenção da diretoria é nitidamente não deixar que estejamos nesse espaço. O Diretor de Serviços, como já fizera, desrespeitou as atitudes dos estudantes e tentou colocar fim a uma atividade cultural legítima.

Tanto a direção quanto os alunos podem ter certeza que faremos mais atividades como essa, assim como Grupos de Discussões, mostras de filmes, etc. Esperamos que o próximo Ato Cultural tenha a consideração da diretoria do campus e que eles entendam que os estudantes tem o direito de se organizarem. Os estudantes podem, e devem, usufruir desse espaço que é de todos!

Movimento Estudantil Unesp Bauru – 11/2010

Nenhum comentário: