Manicômios ou Campos de Concentração?

Duas mortes por mês nos manicômios da região

Os últimos dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade, referentes a 2006 e 2007 e disponíveis em  http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/sim/dados/cid10_indice.htm mostram que ocorreram 46 mortes nos dois anos no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, o que equivale a uma morte a cada 15 dias. Nos hospitais psiquiátricos da região como um todo, esse número sobre para uma morte a cada 3 dias.

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: média de idade das pessoas mortas no manicômio é de 43 anos

Dados apresentados no X Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social, em outubro de 2010 mostram uma média de idade muito precoce entre os mortos no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz nos anos de 2006 e 2007, a mais baixa da região: 43 anos. Chama a atenção que mais de um quarto dos óbitos ocorre com pacientes entre 17 e 29 anos.

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: mortes triplicam nos meses mais frios do ano

Levantamento de Indicadores sobre os Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba e Salto de Pirapora realizado pelo prof Dr Marcos R. V. Garcia (UFSCAR-Sorocaba), prof Leandro de Campos Fonseca (UNIP-Sorocaba) e Sergio Augusto Garcia Jr (discente Unip-Sorocaba) mostra que o número de mortes no Hospital psiquiátrico Vera Cruz é três vezes maior nos meses mais frios do ano. São 28 mortes no segundo quadrimestre (maio a agosto), contra 8 no primeiro e 10 no terceiro. Estes dados sugerem  uma falta de cuidados adequados aos pacientes em relação à proteção contra o frio.

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: metade dos pacientes que morrem por infarto tem entre 21 e 39 anos

Dados de 2006 e 2007 do Sistema de Informações sobre Mortalidade que quase 40 % das 46 mortes ocorridas no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz tem o infarto agudo do miocárdio como causa principal de morte. Chama a atenção que metade destas mortes por infarto (nove) ocorreu com pacientes de 21 a 39 anos, o que é bastante atípico. Fontes consultadas pelo FLAMAS (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba) consideraram que isto pode se dever à falta de investigação adequada da causa de morte ou à utilização inadequada da medicação, sem o controle adequado para pacientes cardíacos.

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: 20 % dos óbitos ocorre por pneumonia

Pesquisa apresentada no X Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social mostra um elevado número de mortes por doenças infecto-contagiosas no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, que corresponde a 20 % no caso de pneumonia, o que sugere falta de cuidados adequados quanto à assepsia no manicômio.

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: em 2006 e 2007 ocorreram 4 mortes por enforcamento ou estrangulamento.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade mostram que ocorreram quatro óbitos por enforcamento ou estrangulamento entre os pacientes do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz entre 2006 e 2007, três deles referidos como auto-provocados e um como provocado por outrem. Tais dados demonstram uma falta de cuidados adequados gravíssima no manicômio, tanto no que se refere à evitação dos suicídios quanto à dos homicídios.

Fonte: http://flamasorocaba.wordpress.com/escandalos/

Nenhum comentário: