Novo convênio do CAPSI! Nucleo de Psicanalise J. Lacan

O Núcleo de Psicanálise J. Lacan oferece aos que apresentarem a carteirinha do CAPSI 5% de desconto no preço à vista dos cursos, ou uma facilitação no parcelamento ( 5 parcelas de R$57,00, com 5 cheques pré-datados).


 Curso “O amor e as voltas do desejo”
 
“Amor é fascínio recíproco de duas pessoas por aquilo que elas têm de mais secreto.” - personagem André em Afinal, o que querem as mulheres?
A atualidade traz novas velhas etiquetas para os laços humanos e suas transformações na intimidade. O amor agora é líquido, o sexo descompromissado entre parceiros amigos, as relações insatisfatórias - talvez frouxas demais, novas posições para o masculino e o feminino...não importa. A liberdade é imperativa: Goze!
Série de nomes e discursos que apenas atestam que o enigma concernente ao amor, ao sexo e ao desejo nos afeta tanto quanto antes.
Freud já assinalava, no começo do sec. XX, que uma das principais causas do sofrimento psíquico são as relações humanas, sendo o amor a faceta mais proeminente entre elas. Mas, ainda que cause sofrimento, “(...) precisamos amar para não adoecer” escreveu Freud.
Perseguindo este enigma, nosso trabalho deste ano terá como meta estudar as formulações freudianas e lacanianas sobre a tríade amor, desejo e gozo, bem como suas conseqüências para o ofício do Psicanalista.
Para tal continuaremos nossa forma estrutural de transmissão, começando com os textos originais de Freud. No segundo semestre, iremos com Lacan e seus seguidores às formas contemporâneas do amor. Permeando os textos técnicos, contaremos ainda com o apoio da literatura universal para enriquecer as discussões sobre as mazelas, os delírios e as alegrias das parcerias amorosas.
Temas fundamentais: *A teoria da sexualidade *Os primeiros arcanos do amor *A feminilidade *A Fantasia *A lógica do tratamento analítico
Coordenadores: Luciana Guareschi e Fabiano Filardo
Toda quarta-feira, das 20 às 22 h.
1° sem. 23/03 à 15/06
2° sem. 10/08 à 16/11
Total de 12 aulas por semestre.
Valor 3 x r$95,00 – por semestre, e aos associados ao CAPSI, as condições especiais descritas acima.
Todo cronograma de aulas e as leituras recomendadas serão repassadas ao primeiro encontro.


Comunicações Psicanalíticas


Filmes e conferências

Projeto voltado para apresentação de filmes e conferencias, sempre as sextas e sábados, acompanhados de discussões dentro de um vértice psicanalítico, por profissionais convidados.
Para consultar a programação do ano, acesse o site
www.nucleolacan.com.br

Nenhum comentário: