Ata da Audiência Pública sobre Segurança no campus - UNESP/Bauru

Audiência Pública sobre Segurança na Unesp Bauru
Cerca de 70 pessoas participaram da Audiência Pública sobre a Segurança no campus da Unesp de Bauru do dia 20 de Junho de 2011, no anfiteatro Adriana J. Ferreira Chaves (Central de Salas). O objetivo da audiência era oferecer à comunidade um espaço para debater a segurança no campus, esclarecer as iniciativas tomadas Grupo Administrativo do Campus (GAC) e propor novas iniciativas. Dentre os participantes estavam estudantes, funcionários, professores e os diretores das faculdades que compõem o GAC, e todos tiveram a oportunidade para contribuir com a discussão sobre a segurança, que é pertinente a toda a comunidade.

Iniciativas do Grupo Administrativo do Campus
No início da audiência, foi realizada a leitura do comunicado emitido pelo GAC no dia 26 de Maio, que destacava nove iniciativas: Reorganização de vários procedimentos relacionados às rotinas diárias do Setor de Vigilância; Treinamento dos Agentes; Fechamento dos caixas eletrônicos a partir das 22:00 de 6ª feira até as 06:00h de 2ª feira; Câmeras de segurança nas portarias principais; Fechamento gradual de alguns portões de acesso a pedestres; Realocação de alguns pontos de ônibus para que fiquem mais próximos das portarias principais; Poda de árvores que obstruem parcialmente a iluminação externa; Substituição de pontos de iluminação externa que se mostram ineficientes; Parceria com a Polícia Militar que envolverá rondas da PM mais periódicas no campus, elaboração de uma cartilha educativa contendo dicas de segurança pessoal e patrimonial, criação de um Conselho de Segurança do Campus. Após a leitura, representantes dos estudantes, dos funcionários e do GAC tiveram 10 minutos para levantar suas considerações sobre a segurança, e logo após as falas foi aberto ao público presente na audiência um espaço para declarações, questionamentos e propostas para melhoria da segurança no campus.

Reivindicações da Comunidade
As principais reivindicações da comunidade foram: Falta de espaços para debates sobre assuntos de interesse público; Participação nula dos estudantes e dos funcionários na administração da universidade: além da proporção injusta de 70% de professores, 15% de estudantes e 15% de funcionários nos demais órgãos colegiados, o GAC é um órgão colegiado em que apenas os diretores votam; Os poucos vigilantes da Unesp protegendo bancos privados: os bancos privados não possuem segurança suficiente nas agências dentro da Unesp, o que coloca em risco a segurança de toda a comunidade; Segregação e opressão da comunidade bauruense no campus, como o caso absurdo da polícia expulsando do campus um cidadão negro, que esperava sua namorada, por ele “não ser estudante”.

Propostas para melhoria da Segurança
Durante a audiência, as seguintes propostas para melhoria da segurança foram apresentadas: Melhoria dos equipamentos; Reforçar a ronda dos vigilantes perto das salas; Construção de espaços democráticos e permanentes para discutir as questões , segurança, etc. Fazer o espaço já existente sair da burocracia; Representação discente e técnico-administrativa no GAC; Micro-ônibus que levem os alunos de um lugar ao outro; Preocupação com os cadeirantes e deficientes, acessibilidade; Grupo permanente de discussão sobre a segurança, envolvendo docentes, discentes e funcionários; Propor para EMDURB que o horário dos ônibus seja expandido; Falar com sindicato dos bancários sobre os bancos dentro da universidade (que os bancos se preocupem com sua própria segurança e respeitem o que é seu dever ou que os bancos saiam da universidade e sejam realocados em frente a faculdade, do outro lado da rua); Incentivo ao horário de permanência dos alunos dentro do campus (eventos culturais, congressos); Defender o não armamento dos funcionários; Ônibus ir até a moradia e passar dentro do campus; Policia passar do lado de fora, especialmente a noite; Iluminação interna decente e eficiente; Ao invés das trancas nas portas, que sejam feitas grades que restrinjam o acesso aos aparelhos instalados (datashows), o que seria mais barato, tão eficiente quanto e não restringiria o acesso dos estudantes às salas de aula; Utilizar as guaritas inoperantes, melhorar a comunicação entre os vigias que fazem ronda  e entre eles e a polícia, numa eventual ocorrência; Passarela ligando os dois espaços do campus cortados pela rodovia.

Saída dos diretores no meio da Audiência Pública
Vale ressaltar que estas últimas propostas apresentadas pelos presentes na Audiência foram feitas na ausência dos diretores, uma vez que eles se retiraram da sala dizendo que estavam sendo ofendidos. O que motivou a saída dos mesmos da Audiência foi a fala de um aluno se referindo ao alto salário dos diretores, e que estes estariam mais preocupados em garantir seus interesses do que os interesses da Universidade Pública.
Os presentes na Audiência acharam, da mesma forma, desrespeitosa a atitude dos diretores de sair antes da atividade terminar, impedindo que a comunidade acadêmica como um todo pudesse falar, questionar e propor medidas de segurança para nosso campus, ao contrário do que o GAC fez, pensar sozinho as medidas para a “segurança” de todos.
Entretanto, a saída dos diretores não invalida a Audiência. Propostas foram discutidas e pensadas por um conjunto. Estas propostas lidas acima serão encaminhadas para o GAC para que este possa abrir canais de diálogo com a comunidade acadêmica para pensar nos assuntos que afetam o cotidiano de todos os freqüentadores do campus, não apenas neste caso pontual do assunto Segurança, mas de todos os assuntos amplos e de interesse dos alunos, funcionário s professores. 

Nenhum comentário: