Vai cair, vai cair & Segurança em construções...

Você viu que o Anfiteatro da Central de Salas de Aula estava fechado?
Sabe por quê?
O forro caiu... o nosso Anfiteatro já não era lá muito limpo - tinha mofo na parede -, mas agora a estrutura não aguentou e o forro cedeu... Ainda que o prédio fosse velho, deveria ser tratado como tal e ter cuidado redobrado e vistoria responsável, mas foi construído em 2002...
Isso poderia ser encarado como um fato isolado, uma fatalidade, uma pena como talvez queiram que você pense... Mas se você não é bixo da Unesp Bauru, deve se lembrar que há menos de 1 ano isso já ocorreu por ali.
Para quem não viu, é só acessar www.fc.unesp.br/capsi/chuva e ver o ocorrido.


Agora, nos questionamos: prédios tão novos como esses deveriam sofrer assim com chuvas comuns de verão? As chuvas foram atípicas (como desculpas já utilizadas anteriormente); todos achamos que não. Então por que isso acontece?
Se entrar em um período chuvoso devemos temer por nossa segurança? Ficar à mercê da sorte, esperando que o teto não caia em nossas cabeças?


Nos acontecimentos de novembro passado, o curso de Psicologia foi um grande prejudicado, afinal das 7 salas nas 80, 5 são da Psicologia (nas quais choveu dentro em 2 ocasiões), e aulas e provas tiveram que ser canceladas. O departamento de Psicologia teve salas de professores também alagadas, e nosso representante no órgão máximo de decisões da Faculdade de Ciências se calou. Para o bem do desenvolvimento e crescimento do campus esperamos que nosso atual representante se manifeste ativamente. São muitos os motivos:
  • Por dia são 9 turmas de Psicologia em aula nas 80. Totalizando aproximadamente 315 alunos de Psicologia e 9 docentes;
  • Ainda nas 80, existem 2 salas de aula utilizadas pelo Cursinhos preparatórios,
  • A Central de Salas de Aula ainda conta com 1 laboratório, sede da WebTV, e muitas outras salas de aula com ocupação quase que total nos 3 períodos;
As construções no campus no último ano aumentaram muito - o campus cresce rapidamente em termos de área construída. Nesses últimos meses, o ex-diretor da FC e ex-presidente do GAC deixaram seus nomes em dezenas de placas de inauguração; entre elas, banheiro e copa de Departamentos e até mesmo prédios inacabados.
Então nos perguntamos: tal crescimento é realizado de forma responsável? Todas essas novas construções são realizadas com boa qualidade ou a forma de construir a central de salas de aula é o novo padrão?
Tais perguntas são de extrema importância. Estamos rente à construção dos tão desejados e labutados prédios da MORADIA ESTUDANTIL e do RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO - esses prédios serão a residência de 64 e refeitório de milhares todos os dias.
TAMBÉM ESTAREMOS BRINCANDO COM A SEGURANÇA DESTES?

Nenhum comentário: