Ata da 1ª Assembleia Estudantil de Psicologia em 22/10/2009

ATA DA 1ª ASSEMBLEIA ESTUDANTIL DE PSICOLOGIA EM 22/10/2009
A reunião foi realizada no dia 22/10/2009, na sala 84, às 18h00. Estavam presentes: Henrique Meira de Castro, Lucas Faria Gonçalves, Rafael B. Colmanetti, Luiz Antonio Lourencetti, Juliana Peixoto Pizano, Drielly T. L. Silveira, Ingrid B. Betty, Renata Sterzo Ruano, Laura Faria, Amanda Porto Destro, Ana Paula Camilo Ciantelli, André A. A. Padoveze, Beatriz Gomes Marinotti, Camila Domeniconi, Carmen Adsuara, Tiago da Silva Rovai, Laís S. Foganholo e Marina Leonel Soares. A reunião teve início em sua segunda chamada às 18h e a mesa foi formada por Henrique Meira de Castro como coordenador e Lucas Faria Gonçalves como secretário por aclamação da plenária. O coordenador abriu votação para aprovação da pauta, que foi aceita por unanimidade, e então sugeriu o tempo limite de cada ponto e informes, sendo 10 minutos para informes e 25 minutos para cada ponto que também foram aceitos por unanimidade. INFORMES: A coordenadora executiva Carmen informou que em conversas com o Diretor Administrativo da AG, José Munhoz, o mesmo informou que o DEPRN liberou a derrubada de árvores para construção da moradia e que nesse momento as documentações estavam indo para Brasília para liberação dos empenhos do MEC e que imaginava o início das obras para o meio de 2010. A coordenadora executiva Beatriz informou que em conversa com José Munhoz, descobriu que a AG estava convocando os 3 Diretórios Acadêmicos, Sintunesp e Adunesp para uma reunião a ser realizada no dia 30, que a mesma será realizada por pedido do Banco Real e que se tratará de crachás para os funcionários e que não sabia responder se era sobre carteirinha para os alunos, quando questionado. O Discente Henrique informou que esse tipo de reunião já havia sido proposta pelo Banco Real no ano anterior e que se tratava de carteirinhas para os alunos, que serviriam como cartão da biblioteca, de entrada no campus (por colocação de catracas) e ainda passível de ser o cartão bancário. ORDEM DO DIA. I. AVALIAÇÃO DA GESTÃO MIMESIS 2008/2009. O coordenador da mesa iniciou a leitura de um documento preparado pela Gestão Mimesis que listava suas principais atividades como: Participação efetiva nos Conselho Departamental (com 2 cadeiras), Conselho de Curso (4 cadeiras), Comissão de Estágio 2009 (1 cadeira), Congregação (um coordenador na posição titular na cadeira de graduação). Participação nas atividades do Movimento Estudantil em: Eleição de gestões para o CAPF (Centro Acadêmico Paulo Freire – Pedagogia) e DACEL (Diretório Acadêmico César Lates – Faculdade de Ciências), participação com envio de delegado no CEUF 2008 Rio Preto (Congresso de Estudantes da Unesp e Fatec), participação nos CEEUFS (Conselhos de Entidades Estudantis Unesp e Fatec) Bauru e Rio Claro, participação ativa na Organização do PICU 2009 e Festa 24h (Programa de Integração de Calouros da Unesp), Participação e organização de GDs (Grupo de Discussão) no primeiro semestre de 2009 sobre diversos temas como Meia-entrada, UNE, Repressão na Universidade, etc. Edição e divulgação de um vídeo mostrando os estragos feitos pela chuva na Central de Salas de Aula em novembro de 2008. Veiculação em jornal municipal da não abertura da licitação de construção da moradia que fez com que as obras demorassem ainda mais para serem iniciadas. Participação ativa nos atos e lutas pelo R.U., Moradia e contra a repressão em 2009, que culminou em reunião com a direção do campus. Reunião de 19 alunos do campus de Bauru, 04 do CAPSI, na Reitoria com Reitor, Vice-reitor, e assessores jurídicos, que resultou em compromisso assinado do Reitor com a construção do R.U. em 2010. O CAPSI também participou dos atos em defesa dos alunos e servidores da USP atacados pelo PM.  Participação de 02 coordenadores na Comissão Eleitoral da Eleição de Chefia e Vice-chefia do Departamento de Psicologia e 01 como o único representante discente na Comissão Eleitoral de Eleição de Diretor e Vice-diretor da Faculdade de Ciências. Organização de uma debate entre os alunos de Psicologia com a chapa “Con(s)ciência” candidata à diretoria da Faculdade de Ciências e debate dos alunos de Psicologia com o candidato à Chefia do Departamento de Psicologia. Participação de 02 coordenadores na Comissão de Avaliação Externa, Organização e debates sobre ENADE. Na área de comunicação com os alunos, foram colocadas em funcionamento as permanências que aumentaram muito o contato dos alunos com o CAPSI, deixando a sede quase sempre aberta e movimentada, também foram incrementados os meios de comunicação virtual com melhoras no envio de e-mails, e criação de Blog, Orkut e Twitter, que tiveram papel importante em momentos delicados. Além disso também se diversificou o modo de fazer cartazes para o mural que por meio de humor aumentou a interação entre alunos. Confecção de um manual “Guia de Sobrevivência” para os ingressantes, entregues nos dias de matrícula e primeira semana de aula com atividades com os calouros. No campo acadêmico a gestão Mimesis organizou o III Congresso de Psicologia e XVI Semana de Psicologia Unesp Bauru que teve a participação de mais de 450 inscritos em 6 dias de evento, iniciou um processo de Avaliação dos Docentes e está junto da Gestão Ágora cooperando para sua finalização. E, além disso, organizou a festa “The Oscar goes Two” no mês de Abril. O coordenador então convidou o secretário da mesa para falar sobre o tesouro do CAPSI. O discente Lucas informou que houve algumas dificuldades em anunciar exatamente cada movimentação, mas que a Gestão Mimesis recebeu o CAPSI com pouco mais de R$7.000,00 e com uma dívida de aproximadamente R$700,00. Recebeu R$1.000,00 da Fundunesp, R$2.400,00 da Fapesp, R$230,00 da Proex, R$3.000,00 do CRP-SP Bauru, R$1.000,00 da FC, R$1.000,00 do Departamento de Psicologia, R$1.000,00 do Conselho de Curso de Psicologia totalizando quase R$10.000,00 de apoio financeiro para a realização do Congresso. A festa teve um lucro de aproximadamente R$1.200,00, e ao fim da gestão o CAPSI contava com R$7.000,00 em conta corrente mais R$3.230,00 de crédito com a FC, (por problemas de comunicação com a Seção de Finanças). As dívidas anteriormente existentes foram sanadas. II. PROPOSTA DE REVISÃO ESTATUTÁRIA. A proposta de revisão estatutária foi colocada em votação e o discente Tiago Rovai questionou o motivo da proposta. O coordenador informou que era uma discussão que já ocorrera nas últimas duas gestões do CAPSI, pois a experiência o analisava como desatualizado, não prevendo atuação, por exemplo, com os alunos da pós-graduação. Com todos esclarecidos, foi colocada em votação a proposta de revisão estatutária que venceu por 15 votos favoráveis, nenhum contrário e 03 abstenções. O atual estatuto prevê que para alteração do estatuto é necessário formar uma comissão formada por 06 membros (Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Redator e Revisor), então, o coordenador abriu as inscrições para participar da comissão. Os discentes Laís, Carmen, André, Drielly, Juliana, Luiz Antonio, Rafael, Henrique e Lucas se candidataram. Para chegar aos 06 nomes finais várias propostas foram expostas. A primeira foi que os membros da atual gestão ficassem obrigatoriamente na Comissão, a proposta foi colocada em votação e aceita por 15 votos favoráveis, nenhum contrário e 03 abstenções, elegendo então os coordenadores executivos Carmen, Drielly e Luiz Antonio. Ainda sobravam 06 nomes para as últimas 03 vagas. O debate se alongou com diversas opiniões divergentes e defesas de propostas e retirada de candidatura de Lucas. Até que um proposta se tornou consenso e foi colocada em votação: Os candidatos que já tinham participado de duas gestões ficassem na comissão, a proposta foi aceita por 14 votos favoráveis, nenhum contrário e 04 abstenções, elegendo os discentes André (Zelus e Mimesis), Henrique (Metonímia e Mimesis) e Rafael (Sinapsy e Mimesis) para completar a comissão, a Comissão Revisora então ficou formada por André, Carmen, Drielly, Henrique, Luiz Antonio e Rafael. Os outros candidatos, Laís e Juliana conjuntamente com a Comissão e Plenária acordaram que tal Comissão acaba tendo apenas caráter burocrático e que todos os 08 deveriam trabalhar em conjunto para elaboração de um novo estatuto. O estatuto ainda prevê que a Comissão deve apresentar as reformulações em sessenta dias e as mesmas serem aprovadas ou não em nova Assembleia, para tanto foi colocada em debate a proposta de data para a Assembleia, foi apresentada a proposta de ser realizada no dia 19 de novembro de 2009 no mesmo horário, sendo a única proposta a mesma foi colocada em votação e aceita por 17 votos favoráveis, nenhum contrário e 01 abstenção. Sem mais nada a tratar a mesa encerrou a Assembleia. Esta ata foi redigida e lavrada por Henrique Meira de Castro e Lucas Faria Gonçalves.

Henrique Meira de Castro ________________________
Lucas Faria Gonçalves ________________________

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