O que está acontecendo em Bauru?



Estamos postando para informá-los do que anda sendo feito no campus. Estamos em atividades intensas, e queremos dividir isto com vocês! 
E é com muito orgulho que contamos que a grandissíssima maioria dos alunos presentes no movimento esta semana eram da psico! 
Por favor, o texto ficou um pouco grande mas é fundamental que seja lido pra que todos compreendam o que está acontecendo em Bauru.

“Sempre foi assim...é um acordo de cavalheiros”. É dessa forma que o professor Manfrinatto (diretor da FEB) explica o funcionamento do GAC.

Hoje (quarta-feira) soaram barulhos de tambores dentro do campus, só que, desta vez, os gritos não eram de comemoração e – curiosamente - nenhuma vez foi entoado o tradicional verso: “Bauru é foda!”. Os cerca de cinquenta estudantes que saíram da porta do GAC até o prédio da graduação da FAAC e da FC solicitavam que fosse marcada a reunião ordinária do GAC.

O GAC ( Grupo Administrativo do Campus) é o organismo que responde pela administração geral do campus de Bauru. Ele é responsável por tomar decisões que correspondem ou atingem as três faculdades. Por exemplo, o futuro Restaurante Universitário e a Moradia serão administrados por este orgão. Ele cumpre um papel similar a de uma prefeitura das “cidades universitárias”.

O ato (Ato é quando os alunos se unem pra fazer barulho, reivindicar, entregar documentos de reivindicação, pedir reuniões que são negadas...), deliberado em Assembleia Geral do Alunos (que ocorreu dia 6 de out), tinha como intuito convocar os diretores das três faculdades e cobrar que eles convocassem a reunião ordinária do mês de outubro. A qual, contrariando regimento da Unesp, não foi convocado porque, segundo o professor Jair Manfrinato, presidente do órgão, “não haviam pautas”.

No entanto, os estudantes haviam enviado um pedido de inclusão de pauta para que fosse discutido o regimento do GAC (documento que explica como funciona o GAC, que deve dizer quem vota, quem não vota. Só pra informação, os 2 representantes de alunos que temos lá NÃO TEM DIREITO A VOTO), porém foram informados que no mês de outubro não haveria reunião.

Durante o ato, os alunos conversaram com o diretor da FAAC, professor Roberto Deganutti, e o diretor da FC, Olavo Speranza de Arruda. Eles foram informados pelos alunos que o motivo da manifestação e telefonaram para o professor Jair Manfrinato pedindo a presença dele no campus.

“O GAC não tem essa importância toda que vocês estão dando pra ele”, disse o professor Olavo Speranza de Arruda durante a reunião dos três diretores com os univesitários. Para ele, apesar de válida a manifestação, os alunos não deviam ter tanta preocupação em participar da entidade e de exigir o direito a voto – atualmente só os três diretores votam.

Ao que parece, historicamente, os diretores do GAC seguem o conselho do professor Olavo Arruda e não dão muito importância para a entidade. Não há um regimento que normatiza o funcionamento e nem a estrutura do órgão.

“Sempre foi assim. É um acordo de cavalheiros”, esta foi a resposta que o professor Manfrinatto deu para explicar o porque da entidade nunca ter tido um normalização legal. Complementou que "Sim, o GAC brotou!"

Uma das principais reivindicações dos alunos dos alunos, que era a reunião do mês outubro, foi atendida, ela ocorrerá dia 24/10, às oito da manhã. Porém, os diretores se recusaram a assinar um documento no qual eles se comprometiam a comparecer na reunião, além de estabelecer que a pauta discutida seria o estatuto do GAC e as novas normas de segurança.


Bom, pessoal, basicamente é isso. Vamos informando-os conforme as coisas vão ocorrendo, MAS estamos convidando todos a comparecer dia 24-10 às 8 horas da manhã, em frente a biblioteca para irmos para essa reunião. Nós não teremos direito a voz, mas devemos marcar presença!
O novo regimento está em discussão e nós, estudantes professores e funcionários temos que ficar atentos, pois os diretores estão propondo artigos e cláusulas que dá poder completo a eles, como decidir em cima das decisões de quaisquer instâncias do campus. Ou seja, não importa o que o departamento, os alunos, a congregação fizer. O GAC terá poder para vetar.
E por favor né gente, ditadura no campus não dá!!!

Isso aí!

Abraços Capsianos...

2 comentários:

Felipe Bolonha disse...

Bom dia...sou estudante do 2º ano de RP.

Acredito que as manifestações estudantis precisam ser feitas, pois estamos perdendo o que mais temos de valioso...conhecimento...

A atual situação da universidade não permite que muito obtenham uma formação de qualidade que seja condizente com as expectativas de todos.

Devemos, nos organizar e juntar o maior numero possivel de interessados para que possamos tentar resolver alguma coisa.

Estou a disposição, apesar do pouco tempo disponível, para participar de ações voltadas para o bem dos alunos, professores e funcionarios interessados no bem comum.

Tenho tentando me "mexer", mas esta dificil por diversos motivos. Acredito que seria muito valido conversarmos e tentarmos nos articular melhor. Tenho algumas ideias que gostaria de compartilhar.

Grato

Felipe Bolonha
(14) 8181-1528
felipebolonha@hotmail.com

sanvitália disse...

Felipe, compareça segunda às 8h em frente à biblioteca! Amanhã no Ato Cultural durante todo o dia na Unesp e converse conosco!!!